Login:             Não possui cadastro? Clique aqui
Home | Apresentação | Quem sou | Meu trabalho | Livros | Crônicas & Poesias
Auto-cura | Cadastre-se | Atividades e Palestras | Imprensa | Contato | Links
English Version

Assine minha e-news e descubra, sem nenhum custo, como atrair a prosperidade que sonha.
clique para comprar
clique para comprar
Siga-nos no Facebook!Siga-nos no Twitter!
< Voltar à listagem dos posts
01/12/2012 11:31:54
MEU PLANO DE METAS PARA O PRÓXIMO ANO
Tag: Texto


Se você chegou até aqui é por que realmente deseja conquistar no próximo ano o sonho que, por um motivo ou por outro, ainda não foi possível alcançar, certo? Parabéns, pois esse é o seu primeiro passo na direção onde deseja ir.

As técnicas descritas e usadas abaixo fazem parte de vários programas e pesquisas que venho compilando há muitos anos, sempre procurando o que há de melhor no sentido de nos ajudar a trilhar o caminho do sucesso e da realização pessoal. Eu digo nós por que eu também me incluo e participo dessa trajetória chamada vida, onde todos nós desejamos o mesmo: sucesso e felicidade nas oito maiores áreas das grandes aspirações humanas. Portanto, você não está só!

I - Decida o que quer

O que você deseja fazer, ser e ter? O que deseja conquistar? O que deseja experimentar? Que posses deseja adquirir? Saia da armadilha do: “Eu não sei o que quero!” Nós sempre sabemos o que desejamos fazer, ser ou ter. No entanto, o que geralmente ocorre é que nós não acreditamos que seja possível conquistar o que desejamos, então não damos a devida atenção aos sentimentos e ao nosso querer. Portanto, se encontrar alguma dificuldade para decidir o que quer, não desista e faça a seguinte experiência:

Feche os olhos e pergunte ao seu coração o que ele deseja. “O que eu desejo fazer?” “O que eu desejo ser?” “O que eu desejo ter?” Procure ouvir o que ele diz. Preste atenção ao sentimento que surge e observe a resposta que vem associada a uma sensação de felicidade. Entre nessa emoção sem criticar. Não dê atenção se ouvir uma vozinha de censura vinda da mente racional. Essas são as nossas resistências, mas podemos vencê-las usando algumas técnicas descritas a seguir.

O importante agora é selecionar o que você quer. Mas, por favor, não pense pequeno ou coloque limites para o que aspira. Tudo o que nós queremos e desejamos fazer, ser e ter vive fora da nossa zona de conforto, lembra? Então o que precisamos é vencer a barreira criada e sair do isolamento auto-imposto.

A nosssa zona de conforto é uma especie de prisão que criamos para nós à medida que vamos crescendo e acumulando experiências. Ela é formada por todos os nossos “não posso”, “tenho que”, “não devo” e por outras crenças infundadas e cultivadas por pensamentos negativos e imagens que fazemos de nós e do mundo. No entanto, da mesma forma que construimos uma imagem inadequada sobre quem somos, podemos construir uma nova imagem mais apropriada aos interesses atuais.

Assim sendo, dentre as oito principais aspirações humanas – relacionamentos e felicidade conjugal, filhos, amigos e mentores, carreira e trabalho, conhecimento e educação, saúde e família, dinheiro e prosperidade, fama e sucesso - qual dessas áreas você deseja colocar o foco para começar a trabalhar? Ou seja, para simplicar o primeiro treino escolha uma das oito aspirações humanas e começa a se exercitar, depois poderá expandir para as demais áreas.

II - Veja o que quer

É através da imaginação e da visualização daquilo que desejamos conquistar que realizamos nossos desejos mais íntimos. Como já dizia Albert Einstein: - Imaginação é tudo. Ela é a prévia das próximas atrações da vida.

A visualização ou o ato de criar imagens vivas na nossa mente talvez seja uma das formas menos utilizadas por nós. No entanto, o ato de visualizar acelera o processo para alcançarmos o sucesso de três formas importantes.

1- Ativa os poderes criativos da mente subconsciente.
2- Focaliza nosso cérebro programando o sistema ativador reticular para que este perceba os recursos disponíveis que estiveram sempre lá, mas que antes não eram percebidos.
3- Atrai e magnetiza pessoas, recursos e oportunidades que precisamos para alcançar a meta desejada.

Durante 21 dias escolha um horário que você possa estar só e não ser interrompido e sente-se confortavelmente num lugar tranquilo. Respire fundo e relaxe. Feche os olhos e exercite sua imaginação. O processo de visualização é realmente simples e tudo o que você tem a fazer é fechar os olhos e ver as suas metas como se estas já tivessem sido alcançadas.

Quando fazemos isso, diariamente, criamos um conflito em nossa mente subconsciente entre o que visualizamos e o que realmente temos. A mente subconsciente tenta resolver o conflito transformando a realidade atual na visão nova e mais excitante.

O importante é fazer com que as imagens criadas na mente sejam as mais reais possíveis. Queremos que estas se aproximem ao máximo da realidade desejada, e a melhor maneira de conseguir isso é prestar atenção nos pequenos detalhes, no local, nos sons e nos objetos do ambiente imaginado. Os detalhes são importantes por que estamos criando uma experiência prática. Se a idéia for viva e detalhada o suficiente a imaginação prática é equivalente à experiência real do ponto de vista do sistema nervoso, e este não consegue distinguir entre o real e o imaginário.

Outro fator importante é que durante esses 30 minutos você se veja agindo e desempenhando com sucesso e da forma ideal quem deseja ser, ter ou fazer. Não importa como você se desempenhou ontem e nem é preciso ter fé que agirá da forma ideal amanhã. Seu sistema nervoso central tomará conta desse aspecto na hora certa, desde que você continue praticando.

Visualize você agindo, sentindo e sendo o que deseja ser. Imagine como você se sentiria se já tivesse o tipo de personalidade que deseja ter ou ser. Suponhamos que você seja tímido e introvertido, então se visualize no meio de outras pessoas agindo de maneira desembaraçada, com segurança e naturalidade, e sentindo-se bem com isso, ou então, digamos que você costuma se sentir amedrontado e ansioso em certas situações, então visulize você agindo com tranquilidade, naturalidade e confiança. Sinta-se corajoso e seguro de si, pois você é o que vê na sua tela mental.

Esse exercício constroi memórias novas e estoca dados na memória central ou sistema nervoso central, criando, dessa forma, uma nova memória e imagem de você. Após praticar durante algum tempo você se sentirá surpreso ao perceber que está agindo de maneira diferente e automaticamente, sem nenhum esforço, pois é exatamente assim que agimos: espontaneamente. Não precisamos pensar ou fazer qualquer esforço hoje para perpetuar comportamentos inapropriados que não nos ajudam a alcançar o que desejamos. Agimos de acordo com as imagens que foram construídas no nosso mecanismo automático no passado. Portanto, para substituí-las ou mudá-las o processo de construção é o mesmo, ou seja, fornecemos novos padrões de imagens ao sistema nervoso central.

Exercício:

1- Pegue uma caneta e bloco e faça uma descrição detalhada do filme mental que você deseja construir, experimentar, desenvolver e visualizar com os olhos da imaginação.
2- Reserve 30 minutos por dia, de preferência sempre no mesmo horário, encontre um lugar tranquilo e privado, relaxe, feche os olhos e entre no seu filme mental. Ensaie, edite e reveja seu filme mental.
3- Gradualmente, aprimore o filme criado em sua mente de maneira que você se veja como o personagem principal e desempenhe exatamente o objetivo que idealizou e deseja alcançar. Procure chegar a esse ponto dentro dos primeiros 10 dias.
4- Nos 11 dias seguintes volte a rodar e curtir o filme mental, repetitivamente, sem mudanças.
5- Você verá que as imagens positivas funcionarão da mesma forma que as negativas. A grande diferença é que as imagens positivas levarão você na nova direção que deseja ir, enquanto às antigas imagens inadequadas nos afastam dos nossos sonhos. Praticando, conseguirá substituir antigos hábitos por novos. Insista!

III - Comece agora

Lembre-se, reserve alguns minutos diariamente e visualize todas as suas metas como já tendo sido alcançadas. Esse é um hábito de importância vital para que você realize os seus sonhos no próximo ano. Os nossos hábitos determinam os resultados que colhemos. Alguns psicólogos estão afirmando que uma hora de visualização equivale a sete horas de esforço físico para conquistar o que desejamos. Embora essa afirmação seja bastante radical uma coisa é certa, exercícios de visualização são umas das ferramentas mais poderosas guardadas na caixa do sucesso. Certifique-se de usá-las e Feliz Ano Novo!


Video Graphos Home | Apresentação | Quem sou | Meu trabalho | Livros | Crônicas & Poesias
Auto-cura | Cadastre-se | Atividades e Palestras | Imprensa | Contato | Links

English version
© 2018 Rosanne Martins - Direitos Reservados